As novas escolhas para homens e mulheres no trabalho e na família
 
01Nov

As novas escolhas para homens e mulheres no trabalho e na família

294 Visualizações
Claudio Herique

Gostaria de compartilhar com vocês esta entrevista muito interessante com o professor da Universidade de Wharton, na Pensilvânia, Stewart Friedman, que acaba de lançar o livro “Baby Bust: the new choices for men and women in work and family”.  O tema central da obra é o estudo do comportamento da chamada geração “baby bust” – pessoas nascidas a partir da década de 70, período onde começa a ser registrada uma queda de natalidade acentuada, após o “baby boom” verificado entre o final da 2ª guerra mundial e a década de 60. A entrevista pode ser ouvida no podcast: http://www.nycdadsgroup.com/2013/10/podcast-episode-7-baby-bust-millennials.html.

 

O ponto de partida do livro é uma pesquisa feita no ano passado com jovens norte-americanos que estão saindo da universidade. O estudo revelou que apenas 42% dos entrevistados planejam ter filhos no futuro. Essa porcentagem representa a metade do valor registrado na mesma pesquisa, realizada em 1992. Embora os resultados sejam diferentes, existem uma série de similaridades em relação aos desafios encarados pelas gerações das pessoas de na faixa dos 20 e dos 40 anos, respectivamente.

 

Como encarar a tarefa de possuir, ao mesmo tempo, uma carreira e uma família, num cenário onde faz-se necessário trabalhar muitas horas e o sucesso profissional exige uma dedicação cada vez maior? A resposta não é simples, mas o autor do livro mostra a mudança de mentalidade que começa a ser verificada na sociedade. Aos poucos, surgem novos modelos de família e de trabalho, como alternativas para quem procura equilíbrio na vida pessoal e profissional.

 

A boa notícia, na minha opinião, é que à medida que homens e mulheres passam a exercer papéis cada vez mais igualitários na sociedade, isso acaba refletindo-se também numa nova mentalidade na formação da família. Homens e mulheres deixam de ter papéis predefinidos. O entendimento mútuo passa a ser mais importante que os objetivos individuais, visando a harmonia e a felicidade.  

 

Recomendo a leitura do livro, que ainda não foi lançado no mercado brasileiro. Mas é possível conhecer o trabalho do autor e muitos dos temas abordados em “Baby Bust” na obra “Liderança Total – Como obter sucesso profissional enriquecendo sua qualidade de vida”, lançada em 2011 pela editora M.Books.

 


Comentários