Motivo de comemoração
 
11Mar

Motivo de comemoração

394 Visualizações
Claudio Herique

 

Algumas amigas me diziam na semana passada que não viam motivos para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Afinal, as mulheres sofrem no mundo inteiro com abuso sexual (fala-se muito da China e da Índia, mas este é, infelizmente, um fenômeno mundial) e convivem no mercado de trabalho com o preconceito e salários inferiores aos dos homens, somente para citar dois exemplos.

 
É verdade que o caminho para a igualdade entre os gêneros ainda é longo, mas não concordo com minhas amigas, pois tenho uma esposa (e por consequência, um modelo de família) que é o exemplo de que as mulheres estão ocupando seus espaços na sociedade. E comecei a procurar alguns argumentos que confirmam minha tese.
 
Acabei encontrando anúncios publicitários veiculados na sua maioria entre as décadas de 50 e 70, que tinham como função não somente vender seus produtos, mas também difundir a cultura machista da época. Olhando para essas “pérolas” do marketing não dá para dizer que as mulheres não estão evoluindo na busca da igualdade. Alguns desses anúncios não são tão antigos assim. Nossas mães viveram tudo isso.
  
O blog “Reclames do Estadão” reproduziu essa matéria publicada pelo jornal italiano Corriere Della Sera, que reuniu uma coletânea de 30 anúncios que seriam considerados “politicamente incorretos” hoje. Alguns deles poderiam até mandar seus redatores para a cadeia, tal o tom discriminatório. Separei 12 deles, que eu comento por aqui, mas a matéria completa pode ser acessada no link http://blogs.estadao.com.br/reclames-do-estadao/2014/03/07/20192/
 
 
 

 
 
“O sucesso do casamento começa na cozinha!”
 
Note que a mulher saiu da festa de casamento e já foi logo preparando a refeição para o marido. Mais romântico, impossível.
 
 
 
 
“Senhora, para que seu marido possa ter uma boa jornada de trabalho prepare um café tão bom em casa como o que ele encontra no bar”
 
Isso era o mínimo que uma esposa dedicada deveria fazer para o marido, que trará o sustento para casa. E, de preferência, servi-lo com um sorriso no rosto.
 
 
 

 
 
“O Chef (de cozinha) faz quase tudo, mas cozinhar ... isso é uma coisa para as esposas”
 
Não custa nada reforçar que o trabalho pesado fica para elas, não? Sem contar a cara de felicidade dela por ter ganho uma batedeira nova...
 
 

 
 
“Se o seu marido descobrir que você não está preparando café fresco ...”
 
Se o café ruim já era motivo para bater numa mulher, imagine o resto. Meu Deus!
 

 
 
 
“É sempre ilegal matar uma mulher?
 
A moça certamente fez alguma coisa errada no escritório, o que, claro, seria motivo suficiente para esganá-la. Aliás, será que elas sabem fazer alguma coisa direito no trabalho? Que tristeza usar esse tipo de argumento para vender um equipamento de escritório, não?
 
 
 

 
 
“Os homens são melhores que as mulheres! Dentro das paredes da casa as mulheres são agradáveis e prestativas, mas nas montanhas...”
 
Será que eles estavam querendo apenas vender inocentemente equipamento para subir montanhas?
 
 
 

 
 
“Na manhã de Natal, ela é mais feliz com um aspirador de pó Hoover”
 
Fico até imaginando que a moça mal dormiu na véspera do Natal esperando para ganhar seu presente.
 
 
 

 
 
 
“Os homens perguntam se ela é bonita e não se ela é inteligente”
 
Mais direto do que esse anúncio da Palmolive, impossível. Corra pra se arrumar, moça!
 
 

 
 
"É bom ter uma mulher em casa...
 
Esse pegou pesado. Sem comentários.
 
 
 

 
“Mini automático. Para uma direção simples”.
 
Vejam só a cara da mocinha ao volante. Dá pra dirigir bem, com tanto incentivo?
 
 
 

 
“Mais cedo ou mais tarde, sua esposa vai chegar em casa com um dos melhores motivos para ter um Volkswagen”
 
A própria fábrica acredita que sua esposa vai bater o carro. É melhor você ter um VW, que é mais fácil e barato para consertar. Você pode até ficar bravo, mas seu bolso vai sofrer menos. Acho que é mais ou menos isso que eles quiseram dizer.   
 
 
 

 
“Cuide da casa e, ao mesmo tempo, vigie seu peso”
 
O cereal garante as vitaminas necessárias para você esfregar a casa inteira. E ele ainda cuida do seu peso. Mas é claro que um exercício extra é um bom motivo para você ficar em casa, não?
 
 
Meninas, concordo que ainda falta muito. Mas acho que vocês têm motivos para comemorar, não?


Comentários