Os donos de casa e o machismo
 
05Jul

Os donos de casa e o machismo

32 Visualizações
Claudio Herique

 
Eu achava que tratava homens e mulheres com igualdade na empresa. Apenas quando comecei a contar minha história de "executivo que virou dono de casa", me dei conta que em mais de 15 anos ocupando posições de liderança eu nunca havia promovido uma mulher. Pois é, "pisei muito na bola", por isso gosto de compartilhar meus aprendizados.
 
A cultura machista, infelizmente, ainda predomina nas organizações. Sem contar que muitas mulheres acabam estagnadas na carreira por não poder contar com o apoio de seus companheiros, por exemplo, numa eventual mobilidade geográfica, ou até mesmo dentro de casa. A dupla jornada é muito injusta. Homens e mulheres devem trabalhar, mas também devem compartilhar as tarefas da casa e o cuidado dos filhos.  
 
Precisei virar dono de casa para perceber os efeitos nocivos do machismo e que é necessária uma mudança de cultura na sociedade e nas organizações, para que as mulheres sejam respeitadas e possam competir em condições de igualdade. Por isso, fico muito honrado quando surgem convites como este do Papo de Mãe, da TV Cultura.
 
Exemplos como o do Alex Mariano Pereira contribuem demais para a desconstrução do machismo, tão indispensável para a mudança. Confira esta história aqui no link: https://youtu.be/wXmxPfQ0jog


Posts Relacionados


  • Vídeo: "Vai trabalhar, vagabundo!"

    763 Visualizações
    Claudio Henrique

    Este vídeo faz uma reflexão bem humorada sobre como é difícil mudar velhos conceitos.

  • O que aprendi quando fui sustentado pela minha mulher - UOL Estilo / UOL Notícias

    813 Visualizações
    Claudio Henrique

    Reproduzo aqui minha entrevista para o UOL Estilo, publicada em 15/01, onde falo dos meus aprendizados da experiência de largar a carreira para cuidar da minha filha e apoiar a carreira da minha mulher. Muito orgulho desta matéria. Boa leitura!

  • Homens, saiamos do armário

    1566 Visualizações
    Claudio Henrique

    É fundamental que os homens apoiem a equidade de gênero e a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens. Mais do que isso, que falem abertamente sobre este assunto. Este é o tema do meu artigo. Boa leitura! #equidadedegenero #igualdade #machismovamosmudarisso

  • Machista, eu?

    14275 Visualizações
    Claudio Henrique

    Defendo a equidade de gênero e a igualdade de oportunidades com unhas e dentes. Mas confesso que travo uma briga todos os dias com o pequeno machista que ainda habita dentro de mim.

Comentários